Close

Fonte: Enfoque

Conselho de Administração

Conselho de Administração

O Conselho de Administração da Gafisa é o órgão responsável pela tomada de decisões e formulação de diretrizes e políticas gerais referentes aos negócios da Companhia, incluindo suas estratégias de longo prazo. Além disso, o Conselho também nomeia os diretores executivos e supervisiona suas atividades.

As decisões do Conselho de Administração são ratificadas por meio do voto majoritário de seus membros. No caso de empate, cabe ao Presidente do Conselho de Administração, além de seu voto pessoal, dar o voto decisivo.

O Conselho é formado por sete membros, dos quais quatro (57%) são independentes, o que atende à determinação da Bolsa de Valores de Nova York (NYSE), que determina que toda companhia listada tenha um conselho de administração formado em sua maior parte por membros independentes, enquanto o Estatuto Social da Companhia e o regulamento da Bovespa estabelecem um mínimo de 20% de membros independentes. O mandato dos membros é unificado, de dois anos, passível de reeleição e de destituição pelos acionistas em assembleia geral.

Responsabilidades do Conselho

  • Estabelecer as diretrizes dos negócios;
  • Aprovar, anualmente, o orçamento operacional e o plano de negócios;
  • Eleger e destituir Diretores, estabelecer suas atribuições e supervisionar seu trabalho de gerência;
  • Estabelecer os critérios gerais referentes à remuneração e à política de benefícios aos administradores e ao Conselho de administração;
  • Convocar Assembléia de Acionistas;
  • Propor alterações ao Estatuto Social;
  • Selecionar e depor auditores independentes; e
  • Autorizar a emissão de ações, bônus e debêntures simples, entre outras responsabilidades.

O mandato do atual Conselho de Administração se encerra na AGO a ser realizada em 2021. A tabela abaixo apresenta o nome, posição e a data da eleição para cada um dos membros de nosso conselho de administração.

Nome Cargo Data de Eleição Término do Mandato
Leo Julian Simpson Presidente 15 de abril de 2019

É cidadão britânico, formado em Direito pela Bristol University, na Inglaterra, em 1977. Começou a exercer a profissão de advogado em escritórios da Inglaterra em 1978. Em 1977 iniciou a carreira como advogado financeiro na Rickerbys & Pardoes, trabalhando com o desenvolvimento de propriedades industriais e instalações de empreendimentos lazer na Inglaterra. Em 1986, ampliou essas competências, na Shimizu Corporation, maior empreiteira do Japão na área de financiamentos e empreendimentos de lazer na Europa e Ásia. A partir de 1987 passou a trabalhar no escritório McKenna & Co., na documentação e financiamento de projetos internacionais de infraestrutura nos setores de telecomunicações, energia e transporte, incluindo o desenvolvimento de aeroportos e usinas elétricas no Reino Unido. Além disso, Leo prestou assessoria jurídica na criação de empresas como National Grid, France Telecom, Sprint Corporation e da Intelig Telecomunicações no Brasil, da qual se tornou diretor comercial e depois presidente, cargo que manteve até a empresa ser vendida por seus investidores brasileiros para a TIM.

Antonio Carlos Romanoski Conselheiro Efetivo 15 de abril de 2019

Exerceu diversas atividade na Cia. Paranaense de Energia Elétrica – COPEL em 17 anos exerceu diversas atividades: Gerente, nas áreas de Finanças e Recursos Humanos; foi superintendente (residente) na construção das Usinas de Salto Osório e Foz do Areia. Responsável pela captação de financiamentos externos junto a órgãos Internacionais. Exerceu os cargos de Diretor Administrativo, Diretor Financeiro e membro do Conselho de Administração. Atuou por 15 anos na Refrigeração Paraná S.A., segunda maior fabricante de Eletrodomésticos do País. Exerceu os cargos de Diretor Administrativo Financeiro, Diretor Geral e de Relações com o Mercado. Liderou o processo de fusão compra e Fusão das Indústrias Pereira Lopes. Liderou o processo de reestruturação das Organizações Prosdócimo, com a fusão e incorporação de 14 empresas. Coordenou o processo operacional da venda do Controle da companhia para a Electrolux do Brasil S.A., na qual foi Diretor Presidente (3 anos) e Membro do Conselho de Administração. Promoveu a fusão da Refripar com a Electrolux S.A. Criando a Electrolux do Brasil, empresa única. Promoveu a união das marcas Electrolux/Prosdócimo.Foi Diretor Geral, entre 2002 a 2003 da Unimed Curitiba, sendo responsável pelo projeto de reestruturação da empresa; Foi presidente da Atlas Indústria de Eletrodomésticos, fabricante de fogões e máquinas de lavar roupas e louças. Com fábricas em Pato Branco/PR, Caxias do Sul/RS e Salvador/BA, além de uma montadora de fogões em Honduras. É membro do Conselho de Administração desde 1.988. O projeto de investimentos e expansão para 2004 inclui expressiva participação no mercado externo, com foco na América Latina; Membro do Conselho de Administração da TEKA – Tecelagem Kuenrich S.A. em 2003/2004. No mesmo período de 2003/2004 foi membro do conselho de administração da Ferropar – Ferrovia Paraná S/A – ALL (América Latina Logística) que atualmente produz bicicletas com a Marca SUNDOWN, líder nacional no seu segmento, Fitness e Motocicletas. É acionista desde 1994 da CEFI – Centro de Excelência em Finanças que presta assessoria empresarial com especialidade em fusões, aquisições, sucessão (empresas familiares) e estruturação financeira (capitalização, abertura de capital etc.). Coordenou os seguintes projetos, dentre outros: – Prefeitura Municipal de Curitiba – Reestruturação financeira e capitalização – Inepar S/A Indústria e Construção – Reestruturação do Grupo e criação da Holding – De Lara Transportes – Avaliação da empresa e advisor na venda para ALL – Sonae Emplanta – Assessoramento na captação de recursos para Shopping Center – Copel – Integrante no Consórcio para privatização da companhia – HSBC – Treinamento de 2.000 gerentes e diretores no conceito EVA – Souza Cruz – Assessoramento em projeto de investimento no Estado do Paraná – Unimed Rio – Reestruturação e adequação mercadológica. Atutalmente é acionista do CEFI – Centro de Excelência em Finanças e da Romanoski & Associados..

Eduardo Larangeira Jácome Conselheiro Efetivo 15 de abril de 2019

Formado em Administração de Empresas pela Faculdade de Ciências Políticas e Econômicas do Rio de Janeiro. Possui 45 anos de experiência em Gestão Empresarial e Recursos Humanos, sendo 35 em posições executivas. Trabalhou 23 anos na IBM, 3 anos na Coca Cola Andina, 5 anos na Telemar/Oi, 4 anos na Cia. Brasileira de Multimídia e 1 ano na HRT/PetroRio. Planejou, implementou e dirige a People & Business Solutions (2006), a Global Sports Network (2010) e a PBS Tecnologia (2015). É membro (2018-2020), da Diretoria Executiva do MercoSerra – Agência de Desenvolvimento da Serra Carioca – entidade privada de apoio ao desenvolvimento econômico da região formada por Nova Friburgo, Petrópolis e Teresópolis. É Membro do Conselho Fiscal (2018-2020), da ACIANF – Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Nova Friburgo. Em 2016 foi aprovado como Membro Associado do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC).

Nelson Sequeiros Rodriguez Tanure Conselheiro Efetivo 15 de abril de 2019

Diretor Presidente de Docas Investimentos S.A. Atua como investidor da PETRO RIO S.A. desde 2013. Adquiriu a Editora Peixes S.A. em 2006. Firmou contrato de usufruto das marcas Jornal do Brasil, Gazeta Mercantil e revista Forbes em 2001. Adquiriu o controle acionário de Docas S.A. e de suas subsidiárias Boavista S.A. e Boavista Trading em 1999. Incorporou a ISHIBRAS, formando a companhia “Indústrias Verolme-Ishibras S.A.” – IVI em 1994. Foi Presidente do Conselho de Administração da SADE VIGESA S.A. (união da Sul Americana de Engenharia S.A. e Villares Equipamentos) em 1991. Adquiriu o EMAQ VEROLME ESTALEIROS S.A. (fusão dos estaleiros EMAQ Engenharia e Máquinas S.A. e Estaleiro Verolme) em 1989. Fundou a RCI – Representação e Comércio Internacional Ltda., empresa brasileira de comércio e participações que detêm o controle acionário da SEQUIP – Serviços de Engenharia e Equipamentos S.A. e da EMAQ – Engenharia e Máquinas S.A. em 1983. É formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal da Bahia em 1975 e graduado pelo Institut des Hautes Etudes de Development Economique et Social – Université Paris I em 1976. Tem especialização pela Harvard Business School – Owner/President Management Program Unit I (18/10/2015 – 06/11/2015) e Program Unit II (30/10/2016 – 18/11/2016)..

João Antonio Lopes Filho Conselheiro Efetivo 07 de fevereiro de 2020

Sócio fundador da Portcapital e gestor do Fundo Aespoespacial. Foi sócio do Banco Fator S.A. de 1994 à 2008, responsável pela divisão de Corporate Finance, Fusões e Aquisições, Mercado de Capitais e Private Equity. Foi responsável pelo Fundo de Venture Capital entre 1999-2006 (Fundo de Empresas Emergentes de Santa Catarina). Foi membro do Conselho de Administração da Trafo Equipamentos Elétricos S.A. de 2003 a 2007. Foi sócio-Diretor da Trevisan Auditores Independentes, tendo desenvolvido a Área de Assessoria em Fusões, Aquisições e Privatizações e coordenado as Áreas de Assessoria em Recursos Humanos, Produtividade, Qualidade e Treinamento. Foi auditor da Price Watherhouse, tendo participado de auditorias em grandes bancos e empresas multinacionais. É graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Mackenzie e Gestor de Fundos na CVM.

Thomas Cornelius Azevedo Reichenheim Conselheiro Efetivo 15 de abril de 2019

Formado em Administração de Empresas em 1972 pela Fundação Getúlio Vargas e em Direito pela FMU (Faculdades Metropolitanas Unidas) – 1972. É ex Diretor de várias empresas, notadamente Banco Auxiliar, Banco Auxiliar de Investimento, Auxiliar Seguradora, La Fonte Fechaduras e LFTel S.A.. É sócio proprietário da Carisma Comercial ltda. da T.R Portfolios Ltda. e assessoria em abertura de capital e instituições financeiras.

Gilberto Benevides Conselheiro Efetivo 30 de abril de 2020

O Sr. Gilberto Benevides tem mais de 40 anos de experiência no ramo de construção e incorporação imobiliária, tendo atuado de 1984 a 2008 na Company S.A., inclusive nos período de 2006 a 2008 com a Company sendo companhia berta, até a operação com a Brascan, tendo permanecido na direção deste de 2008 a 2010. Desde 2010 atua como Diretor da UPCON Incorporadora S.A.. Tem formação de Engenheiro Civil pela Mackenzie, tendo obtido Pós Gradução em Administração de Empresas pela mesma instituição.

Nelson de Queiroz Sequeiros Tanure Conselheiro Efetivo 07 de agosto de 2020

O Sr. Nelson possui vasta experiência em diversos casos de recuperação de empresas em setores como óleo e gás e infraestrutura. O Sr. Nelson cursou Economia no IBMEC, com especialização na Boston College. O Sr. Nelson Queiroz foi Diretor Presidente da Petro Rio S.A., ainda atuando como Presidente do Conselho de Administração de tal companhia.