Conselho de Administração
O Conselho de Administração da Gafisa é o órgão responsável pela tomada de decisões e formulação de diretrizes e políticas gerais referentes aos negócios da Companhia, incluindo suas estratégias de longo prazo. Além disso, o Conselho também nomeia os diretores executivos e supervisiona suas atividades.
As decisões do Conselho de Administração são ratificadas por meio do voto majoritário de seus membros. No caso de empate, cabe ao Presidente do Conselho de Administração, além de seu voto pessoal, dar o voto decisivo.
O Conselho é formado por cinco membros, dos cinco, três (60%) são independentes, segundo o Estatuto Social da Companhia e o regulamento da Bovespa estabelecem um mínimo de 20% de membros independentes. O mandato dos membros é unificado, de dois anos, passível de reeleição e de destituição pelos acionistas em assembleia geral.
Responsabilidades do Conselho
- Estabelecer as diretrizes dos negócios;
- Aprovar, anualmente, o orçamento operacional e o plano de negócios;
- Eleger e destituir Diretores, estabelecer suas atribuições e supervisionar seu trabalho de gerência;
- Estabelecer os critérios gerais referentes à remuneração e à política de benefícios aos administradores e ao Conselho de administração;
- Convocar Assembléia de Acionistas;
- Propor alterações ao Estatuto Social;
- Selecionar e depor auditores independentes; e
- Autorizar a emissão de ações, bônus e debêntures simples, entre outras responsabilidades.
O mandato do atual Conselho de Administração se encerra na AGO a ser realizada em 2025. A tabela abaixo apresenta o nome, posição e a data da eleição para cada um dos membros de nosso conselho de administração.
Formado em Administração de Empresas pela Faculdade de Ciências Políticas e Econômicas do Rio de Janeiro. Possui 50 anos de experiência em Gestão Empresarial, sendo 40 em posições executivas. Trabalhou 23 anos na IBM, 3 na Coca Cola Andina, 5 na Telemar, 4 na Cia. Brasileira de Multimídia, 1 na PetroRio e 1 ½ na Gafisa. Planejou, implementou e dirige a People & Business Solutions (2006), a Global Sports Network (2010) e a PBS Inovação (2015). É membro (2018-2020 e 2023-2024) da Diretoria Executiva do MercoSerra (Agência Privada de Desenvolvimento Econômico da Serra Carioca – Nova Friburgo, Petrópolis e Teresópolis) e membro do Conselho Fiscal (2020-2022 e 2022-2024) da ACIANF – Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Nova Friburgo. Recebeu 13 Prêmios da direção da IBM, sendo o último concedido pelo Vice-Presidente Mundial de Recursos Humanos. Citado em 7 livros por sua contribuição às áreas de Negócios, Recursos Humanos e Social. Associado, desde 2016, do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) onde, em 2022, participou da formação em Conselheiro de Administração.
É cidadão britânico, formado em Direito pela Bristol University, na Inglaterra, em 1977. Começou a exercer a profissão de advogado em escritórios da Inglaterra em 1978. Em 1977 iniciou a carreira como advogado financeiro na Rickerbys & Pardoes, trabalhando com o desenvolvimento de propriedades industriais e instalações de empreendimentos lazer na Inglaterra. Em 1986, ampliou essas competências, na Shimizu Corporation, maior empreiteira do Japão na área de financiamentos e empreendimentos de lazer na Europa e Ásia. A partir de 1987 passou a trabalhar no escritório McKenna & Co., na documentação e financiamento de projetos internacionais de infraestrutura nos setores de telecomunicações, energia e transporte, incluindo o desenvolvimento de aeroportos e usinas elétricas no Reino Unido. Além disso, Leo prestou assessoria jurídica na criação de empresas como National Grid, France Telecom, Sprint Corporation e da Intelig Telecomunicações no Brasil, da qual se tornou diretor comercial e depois presidente, cargo que manteve até a empresa ser vendida por seus investidores brasileiros para a TIM.
Formado em Administração de Empresas em 1972 pela Fundação Getúlio Vargas e em Direito pela FMU (Faculdades Metropolitanas Unidas) – 1972. É ex Diretor de várias empresas, notadamente Banco Auxiliar, Banco Auxiliar de Investimento, Auxiliar Seguradora, La Fonte Fechaduras e LFTel S.A.. É sócio proprietário da Carisma Comercial ltda. da T.R Portfolios Ltda. e assessoria em abertura de capital e instituições financeiras.
Exerceu diversas atividades como Diretor Administrativo Financeiro, Diretor Geral e de Relações com o Mercado. Foi Diretor Geral, entre 2002 a 2003 da Unimed Curitiba, sendo responsável pelo projeto de reestruturação da empresa; Foi presidente da Atlas Indústria de Eletrodomésticos. É membro do Conselho de Administração desde 1.988. Membro do Conselho de Administração da TEKA ±Tecelagem Kuenrich S.A. em 2003/2004. No mesmo período de 2003/2004 foi membro do conselho de administração da Ferropar ±Ferrovia Paraná S/A ±ALL (América Latina Logística) É acionista desde 1994 da CEFI ±Centro de Excelência em Finanças que presta assessoria empresarial com especialidade em fusões, aquisições, sucessão e estruturação financeira. Coordenou os seguintes projetos, dentre outros: – Prefeitura Municipal de Curitiba ±Reestruturação financeira e capitalização – Inepar S/A Indústria e Construção ±Reestruturação do Grupo e criação da Holding – De Lara Transportes ±Avaliação da empresa e advisor na venda para ALL – Sonae Emplanta ±Assessoramento na captação de recursos para Shopping Center – Copel ±Integrante no Consórcio para privatização da companhia – HSBC ±Treinamento de 2.000 gerentes e diretores no conceito EVA – Souza Cruz ± Assessoramento em projeto de investimento no Estado do Paraná – Unimed Rio ±Reestruturação e adequação mercadológica. Atualmente é acionista do CEFI ±Centro de Excelência em Finanças e da Romanoski & Associados. Declaração de Eventuais Condenações:
O Sr. Gilberto Benevides tem mais de 40 anos de experiência no ramo de construção e incorporação imobiliária, tendo atuado de 1984 a 2008 na Company S.A., inclusive nos período de 2006 a 2008 com a Company sendo companhia aberta, até a operação com a Brascan, tendo permanecido na direção deste de 2008 a 2010. Desde 2010 atua como Diretor da UPCON Incorporadora S.A.. Tem formação de Engenheiro Civil pela Mackenzie, tendo obtido Pós Graduação em Administração de Empresas pela mesma instituição.