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Fonte: Enfoque

Conselho de Administração

Conselho de Administração

O Conselho de Administração da Gafisa é o órgão responsável pela tomada de decisões e formulação de diretrizes e políticas gerais referentes aos negócios da Companhia, incluindo suas estratégias de longo prazo. Além disso, o Conselho também nomeia os diretores executivos e supervisiona suas atividades.

As decisões do Conselho de Administração são ratificadas por meio do voto majoritário de seus membros. No caso de empate, cabe ao Presidente do Conselho de Administração, além de seu voto pessoal, dar o voto decisivo.

O Conselho é formado por três membros, dos três, dois (66%) são independentes, atendendo ao mínimo de 20% exigido pelo Estatuto Social da Companhia e pelo regulamento da Bovespa. O mandato dos membros é unificado, de dois anos, passível de reeleição e de destituição pelos acionistas em Assembleia Geral.

Responsabilidades do Conselho

  • Estabelecer as diretrizes dos negócios;
  • Aprovar, anualmente, o orçamento operacional e o plano de negócios;
  • Eleger e destituir Diretores, estabelecer suas atribuições e supervisionar seu trabalho de gerência;
  • Estabelecer os critérios gerais referentes à remuneração e à política de benefícios aos administradores e ao Conselho de administração;
  • Convocar Assembléia de Acionistas;
  • Propor alterações ao Estatuto Social;
  • Selecionar e depor auditores independentes; e
  • Autorizar a emissão de ações, bônus e debêntures simples, entre outras responsabilidades.

O mandato do atual Conselho de Administração se encerra na AGO a ser realizada em 2027. A tabela abaixo apresenta o nome, posição e a data da eleição para cada um dos membros de nosso conselho de administração.

Nome Cargo Data de Eleição Término do Mandato
Mariana Barreto Rezende de Oliveira Presidente 02 de junho de 2025 02 de junho de 2027

Formada em Direito pela Universidade Cândido do Mendes, possui MBA em Direito Empresarial e LLM em Corporate Law pelo IBMEC. É especialista em regulatório empresarial e em compliance e conformidade corporativa. A executiva tem mais 25 anos de experiência na área jurídica, com passagens em cargos de Diretoria Jurídica na Sercomtel Telecomunicações S.A., Ligga Telecom e outras Companhias Anônimas, tendo atuado fortemente em reorganizações societárias, negociação, M&As, integração de empresas pós-M&As e emissão de Debêntures. Também atuou liderando times Jurídicos em matérias regulatórias, corporativas e empresariais, além de Contencioso, Tributário, Societário, Auditoria Interna, Gestão de Riscos e Compliance. Atualmente, desempenha atividades de consultoria jurídica empresarial em grandes Companhias.

Leo Julian Simpson Conselheiro Independente 02 de junho de 2025 02 de junho de 2027

É cidadão britânico, formado em Direito pela Bristol University, na Inglaterra, em 1977. Começou a exercer a profissão de advogado em escritórios da Inglaterra em 1978. Em 1977 iniciou a carreira como advogado financeiro na Rickerbys & Pardoes, trabalhando com o desenvolvimento de propriedades industriais e instalações de empreendimentos lazer na Inglaterra. Em 1986, ampliou essas competências, na Shimizu Corporation, maior empreiteira do Japão na área de financiamentos e empreendimentos de lazer na Europa e Ásia. A partir de 1987 passou a trabalhar no escritório McKenna & Co., na documentação e financiamento de projetos internacionais de infraestrutura nos setores de telecomunicações, energia e transporte, incluindo o desenvolvimento de aeroportos e usinas elétricas no Reino Unido. Além disso, Leo prestou assessoria jurídica na criação de empresas como National Grid, France Telecom, Sprint Corporation e da Intelig Telecomunicações no Brasil, da qual se tornou diretor comercial e depois presidente, cargo que manteve até a empresa ser vendida por seus investidores brasileiros para a TIM.

Antônio Carlos Romanoski Conselheiro Independente 02 de junho de 2025 02 de junho de 2027

Exerceu diversas atividades como Diretor Administrativo Financeiro, Diretor Geral e de Relações com o Mercado.  Foi Diretor Geral, entre 2002 a 2003 da Unimed Curitiba, sendo responsável pelo projeto de reestruturação da empresa; Foi presidente da Atlas Indústria de Eletrodomésticos. É membro do Conselho de Administração desde 1.988. Membro do Conselho de Administração da TEKA ±Tecelagem Kuenrich S.A. em 2003/2004. No mesmo período de 2003/2004 foi membro do conselho de administração da Ferropar ±Ferrovia Paraná S/A ±ALL (América Latina Logística) É acionista desde 1994 da CEFI ±Centro de Excelência em Finanças que presta assessoria empresarial com especialidade em fusões, aquisições, sucessão e estruturação financeira. Coordenou os seguintes projetos, dentre outros: – Prefeitura Municipal de Curitiba ±Reestruturação financeira e capitalização – Inepar S/A Indústria e Construção ±Reestruturação do Grupo e criação da Holding – De Lara Transportes ±Avaliação da empresa e advisor na venda para ALL – Sonae Emplanta ±Assessoramento na captação de recursos para Shopping Center – Copel ±Integrante no Consórcio para privatização da companhia – HSBC ±Treinamento de 2.000 gerentes e diretores no conceito EVA – Souza Cruz ± Assessoramento em projeto de investimento no Estado do Paraná – Unimed Rio ±Reestruturação e adequação mercadológica. Atualmente é acionista do CEFI ±Centro de Excelência em Finanças e da Romanoski & Associados. Declaração de Eventuais Condenações: