A Gafisa conta com cinco comitês que apóiam a gestão e a administração em temas específicos estratégicos ao negócio, garantindo processos e práticas com maior geração de valor para o negócio e seus acionistas.

Para conhecer as atribuições, composição e perfil de cada comitê, acesse o Formulário de Referência da Companhia

Comitê de Auditoria

O Comitê de Auditoria supervisiona os processos de geração de relatórios contábeis e financeiros, planejamento e análise da Companhia, incluindo os relatórios trimestrais e financeiros. Ele guia o envolvimento e divulgação de auditores durante todo o processo de auditoria, assegurando o cumprimento integral dos requisitos legais e de normas contábeis. Além disso, é responsável por monitorar o processo de controle interno, os processos de auditoria interna e escolha de políticas contábeis. Finalmente, é também responsável pelo acompanhamento dos princípios de Ética e Conduta da Companhia, supervisionando as atividades do Comitê Executivo de Ética. O Comitê de Auditoria da Gafisa dedica-se a garantir a manutenção de um sistema eficaz de controles financeiros internos. Analisa e avalia os aspectos qualitativos dos relatórios financeiros da Companhia apresentados aos acionistas, em conjunto com a avaliação de risco financeiro. O Comitê de Auditoria deve ser composto por três membros independentes e as regras para sua composição, funcionamento e competências são definidas no Estatuto Social da Companhia, e, portanto, alterações só podem ser feitas por meio de Assembleia Geral de acionistas. Membros do Comitê: Pedro Carvalho de Mello, Mu Hak You e Thiago Hi Joon You. O Sr. Pedro Carvalho de Mello é o presidente do Comitê e um especialista financeiro do comitê de auditoria, no âmbito dos regulamentos promulgados pela United States Securities and Exchange Commission.

Ícone de PDF Comitê de Auditoria

Comitê de Remuneração e Governança Corporativa

O Comitê de Remuneração e Governança Corporativa tem por objetivo analisar e reportar periodicamente questões referentes ao tamanho, identificação, seleção, qualificação e educação continuada do Conselho de Administração. Identifica pessoas qualificadas a se tornarem membros do Conselho, indica ao Administrador candidatos a serem propostos para a eleição na reunião anual de acionistas e para servirem no Conselho de Administração e cargos de liderança do comitê. Este comitê também supervisiona e avalia a candidatura de diretores executivos e a equipe de alto escalão. O comitê desenvolve e recomenda ao Conselho um conjunto de diretrizes de governança corporativa, bem como políticas para a sustentabilidade e responsabilidade social corporativa. Este Comitê também é responsável pelo desenvolvimento, revisão e supervisão do Manual de Divulgação e Uso de Informações e da Política de Negociação de Valores Mobiliários de Emissão da Companhia, para melhorar a integridade da governança corporativa da Gafisa. Além disso, é responsável por fazer recomendações informadas aos membros do Conselho de Administração sobre a remuneração dos administradores, funcionários de alto escalão, Conselho de Administração e do Conselho Fiscal da Companhia. É responsável por recomendar os programas de remuneração e benefícios mais eficazes que irão facilitar o desenvolvimento, formação e retenção de empregados da Companhia e para os diretores responsáveis pela sua administração. O comitê irá aconselhar sobre todos os assuntos relacionados à remuneração (fixa e variável), negociação, e os salários oferecidos aos diretores executivos da Companhia e outros funcionários. O Comitê de Remuneração e Governança de Corporativa deve ser composto por três membros independentes e as regras para sua composição, funcionamento e competências são definidas no Estatuto Social da Companhia, e, portanto, alterações só podem ser feitas por meio de Assembleia Geral de acionistas. Membros do Comitê: Pedro Carvalho de Mello, Thiago Hi Joon You e Mu Hak You. O Sr. Mu Hak You é o presidente do Comitê.

Comitê de Remuneração e Governança Corporativa

Comitê Executivo de Finanças

O Comitê Executivo de Finanças auxilia o Conselho na supervisão das finanças da Companhia. Atua avaliando e provendo recomendações aos membros do Conselho de Administração em relação a políticas de risco, pagamento de dividendos, políticas de investimento e planejamento estratégico, incluindo decisões importantes de investimentos.

Comitê Executivo de Investimento

O Comitê Executivo de Investimento é um órgão não permanente estabelecido pelo Conselho para prestar aconselhamento e orientação e tem como responsabilidade analisar a aquisição de novas propriedades e lançamentos imobiliários, bem como coordenar, discutir e fazer recomendações em todas as adições ao portfólio de investimentos da Companhia. O Comitê de Investimento também presta consultoria aos diretores na negociação de aquisição de novas propriedades e na estruturação de todos os novos projetos, acompanha e monitora a liberação de verbas e o fluxo de caixa; e, em casos especiais, participa da negociação e estruturação de novos tipos de acordos. Membros do Comitê incluem: Guilherme Stefani Carlini, Rodrigo Lucas Tarabori e Luciano do Amaral.

Comitê Executivo de Ética

O Comitê Executivo de Ética tem como atribuição monitorar as práticas adotadas por toda a organização, assegurando que elas sejam compatíveis com as visões e valores que representam a Gafisa e com as orientações de conduta dispostos no Código de Ética. Está empenhado em fazer cumprir as regras e políticas da Companhia de incentivo à conduta honesta e ética, garantir a divulgação completa, justa, precisa e oportuna, cumprir com as leis e regulamentos aplicáveis e na proteção dos interesses de negócios legítimos da Companhia. Membros do Comitê incluem: Guilherme Stefani Carlini, Adriana Farhat e Emmanoel Soares.

Ícone de PDF Comitê Executivo de Ética

Auditores Independentes

Auditores Independentes são contratados para avaliar os balanços finais da Gafisa e reportar diretamente aos comitês. Estes contadores examinam minuciosamente os relatórios financeiros e transações da Gafisa, garantindo que eles estejam em conformidade com as leis ou regras específicas. Durante o ano fiscal de 2013, a Gafisa contratou a KPMG como auditores externos independentes da Companhia e não manteve nenhum outro serviço com os mesmos que excedesse 5% do valor do contrato de Auditoria Independente das Demonstrações Financeiras.

Gráficos de Cotações