O Conselho de Administração da Gafisa é o órgão responsável pela tomada de decisões e formulação de diretrizes e políticas gerais referentes aos negócios da Companhia, incluindo suas estratégias de longo prazo. Além disso, o Conselho também nomeia os diretores executivos e supervisiona suas atividades.

As decisões do Conselho de Administração são ratificadas por meio do voto majoritário de seus membros. No caso de empate, cabe ao Presidente do Conselho de Administração, além de seu voto pessoal, dar o voto decisivo.

O Conselho é formado por sete membros, eleitos em Assembleia Geral de Acionistas, dos quais sete (100%) são independentes, o que atende à determinação da Bolsa de Valores de Nova York (NYSE), que determina que toda companhia listada tenha um conselho de administração formado em sua maior parte por membros independentes, enquanto o Estatuto Social da Companhia e o regulamento da Bovespa estabelecem um mínimo de 20% de membros independentes. O mandato dos membros é unificado, de dois anos, passível de reeleição e de destituição pelos acionistas em assembleia geral.

Responsabilidades do Conselho

  • Estabelecer as diretrizes dos negócios;
  • Aprovar, anualmente, o orçamento operacional e o plano de negócios;
  • Eleger e destituir Diretores, estabelecer suas atribuições e supervisionar seu trabalho de gerência;
  • Estabelecer os critérios gerais referentes à remuneração e à política de benefícios aos administradores e ao Conselho de administração;
  • Convocar Assembléia de Acionistas;
  • Propor alterações ao Estatuto Social;
  • Selecionar e depor auditores independentes; e
  • Autorizar a emissão de ações, bônus e debêntures simples, entre outras responsabilidades.

O mandato do atual Conselho de Administração se encerra na AGO de 2020.
A tabela abaixo apresenta o nome, posição e a data da eleição para cada um dos membros de nosso conselho de administração.

Nome DATA DE NASCIMENTO Posição Data da Eleição
Augusto Marques da Cruz Filho 16/10/1952 Presidente 17 de fevereiro de 2019
Oscar Segall  15/01/1964 Conselheiro Efetivo 17 de fevereiro de 2019
Ana Maria Loureiro Recart 04/06/1973 Conselheiro Efetivo 25 de setembro de 2018
Karen Sanchez Guimarães 22/03/1984 Conselheiro Efetivo 25 de setembro de 2018
Pedro Carvalho de Mello  28/10/1942  Conselheiro Efetivo 25 de setembro de 2018
Thomas Cornelius Azevedo Reichenheim  04/12/1947  Conselheiro Efetivo 15 de março de 2019
Roberto Luz Portella  08/08/1944  Conselheiro Efetivo 15 de março de 2019

Augusto Marques da Cruz Filho, ,

Augusto Marques da Cruz Filho é Doutor e Pós-graduado em Teoria Econômica pelo Instituto de Pesquisas Econômicas (IPE) da Universidade de São Paulo, graduado em Ciências Econômicas pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA-USP), tendo cursado Desenvolvimento no Exterior – Insead – Institut Européen d’Aministration des Affaires. Atuou no Grupo Pão de Açúcar durante 11 anos passando pelas funções de diretor executivo da companhia, diretor administrativo financeiro e, por dois anos e meio, diretor presidente, até deixar o cargo em 2005. Entre 2005 e 2010 foi membro do Conselho de Administração e Comitê de Auditoria da B2W. Desde abril de 2016 é Presidente do Conselho de Administração da BR Distribuidora. Também é conselheiro de Administração das empresas JSL S.A. e General Shopping, sendo nesta última desde 2015.

Oscar Segall, ,

Sócio-fundador da KSM, Oscar é referência no Mercado Imobiliário. Foi fundador da Klabin Segall e head da área de Real Estate do BTG Pactual. Liderou o lançamento de mais de 130 empreendimentos, entregou mais de 25 mil unidades e conquistou diversos prêmios no setor. Além da vasta experiência no mercado interno, Oscar tem passagem pelo mercado norte- americano, comprando e vendendo terrenos, e desenvolvendo e incorporando projetos imobiliários.

Ana Maria Loureiro Recart , ,

Atualmente exerce o cargo de Diretor Presidente da Companhia e interinamente de Diretor Financeiro e de Relações com Investidores. Foi chief executive officer (CEO) na GWI Empreendimentos Imobiliários S.A., membro do Conselho de Administração, do Conselho Fiscal e do Comitê de Auditoria da Eletropaulo Metropolitana Eletricidade de São Paulo S.A., membro do Conselho de Administração da Hana Financial (EUA) e membro do Conselho Fiscal da Profarma Distribuidora de Produtos Farmacêuticos S.A.. Advogada formada pela Universidade de São Paulo, possui MBA pela Fundação D. Cabral, LL.M. em International Business Law na American University, Washington College of Law, além de outros cursos na área de governança, entre eles Advanced Boardroom Program For Women - ABP-W, na Saint Paul Escola de Negócios.

Karen Sanchez Guimarães , ,

Atualmente é Diretor Executivo Operacional. Foi (i) Gerente Jurídica da GWI Real Estate, (ii) Advogada do contencioso cível da Cosan Ind. e Com.; (iii) Advogada do contencioso cível da WZ Advogados e (iv) membro do Conselho Fiscal da Eletropaulo Metropolitana Eletricidade de São Paulo S.A.. Advogada formada pela Universidade de São Paulo com pós graduação em Direito Contratual pela Escola Paulista de Direito, e MBA em Direito Empresarial, pela Faculdade Getúlio Vargas – FGV.

Pedro Carvalho de Mello , ,

Atualmente, é (i) Professor da ESALQ/USP, coordenador acadêmico dos programas internacionais da FGV/IDE e coordenador do Programa FGV CEO; (ii) membro titular do conselho fiscal da B2W; (iii) membro suplente do conselho fiscal das Lojas Americanas; e (iv) membro fundador do Latin American Shadow Financial Committee (CLAAF). Ocupou os seguinte cargos: (i) membro titular do conselho fiscal do Banco do Brasil, UNIPAR e BNDESPAR, (ii) diretor da CVM, (iii) diretor da BM&F (atual B3), vice-presidente do PNC International Bank (Pittsburgh), (iv) diretor técnico (e pesquisador) do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais, e economista da Planave Projetos, e (v) consultor da A.T.Kearney D. Little e Economist Intelligence Unit. Nenhuma das sociedades acima possui participação relevante no capital da Companhia, é controlada por acionista da Companhia que detenha participação, direta ou indireta, igual ou superior a 5% de uma mesma classe ou espécie de valor mobiliário da Companhia, ou faz parte do seu grupo econômico.

Thomas Cornelius Azevedo Reichenheim , ,

Formado em Administração de Empresas em 1972 pela Fundação Getúlio Vargas e em Direito pela FMU (Faculdades Metropolitanas Unidas) - 1972. É ex Diretor de várias empresas, notadamente Banco Auxiliar, Banco Auxiliar de Investimento, Auxiliar Seguradora, La Fonte Fechaduras e LFTel S.A.. É sócio proprietário da Carisma Comercial ltda. da T.R Portfolios Ltda. e assessoria em abertura de capital e instituições financeiras.

Roberto Luz Portella , ,

É sócio do escritório Demarest Almeida, Setor Assessoria, Membro do Comitê Jurídico da American Chamber for Brazil (AMCHAN-SP), membro do Conselho Fiscal da Petro S.A.

Gráficos de Cotações