Fato Relevante: Aquisição de 20% de Alphaville

04/19/2010

FATO RELEVANTE

GAFISA S.A.(BOVESPA: GFSA3, NYSE: GFA) (“Gafisa”), em cumprimento ao disposto no parágrafo 4º do artigo 157 da Lei nº 6.404/76 e nas Instruções CVM nos 358/2002 e 319/1999, vem a público informar o que segue:

1. Contexto.

1.1. Em 02.10.2006, a Gafisa celebrou o Acordo de Investimento e Outras Avenças (“Acordo de Investimento”), por meio do qual foram estabelecidas regras e condições visando ao ingresso da Gafisa no capital social da Alphaville Urbanismo S.A. (“AUSA”), inicialmente com uma participação societária equivalente a 60% (Primeira Etapa), a ser elevada para 80% em 2010 (Segunda Etapa), consolidando-se em 100% após 2011 (Terceira Etapa).

1.2. Para fins de implementação da Segunda Etapa, foram conduzidos estudos econômico-financeiros independentes da AUSA previstos no Acordo de Investimento, o que resultou na atribuição do valor de R$126.489.500,00 para a parcela patrimonial correspondente a 20% do capital da AUSA objeto da Segunda Etapa.

1.3. Ainda dando continuidade ao Acordo de Investimento, as partes definiram estruturar a Segunda Etapa por meio da incorporação, pela Gafisa, da totalidade das ações de emissão da Shertis Empreendimentos e Participações S.A., inscrita no CNPJ/MF sob o nº 11.039.942/0001-08 (“Shertis”), convertendo-a em subsidiária integral da Gafisa, nos termos do artigo 252 da Lei nº 6.404/76 (“Incorporação de Ações”). A Shertis é uma subsidiária integral da Alphaville Participações S.A. (“Alphapar”), e possui, nesta data, como únicos ativos (i) 23.069 ações ordinárias de emissão da AUSA, correspondentes a 20% das ações representativas do capital social e que são objeto da Segunda Etapa, (ii) R$100,00 em caixa, e (iii) créditos detidos perante a AUSA no valor de R$1.881.479,00.

1.4. Assim, será submetida à deliberação dos acionistas da Gafisa e da Shertis, em Assembleia Geral Extraordinária de cada uma destas companhias, a proposta de Incorporação de Ações, nos termos e condições a seguir descritos.

2.Finalidade da Incorporação de Ações.

2.1.Conforme mencionado acima, a Incorporação de Ações tem por finalidade viabilizar a implementação da Segunda Etapa, conforme cronograma de investimento previsto no Acordo de Investimento, de forma a elevar a participação da Gafisa no capital social da AUSA para 80%. Como resultado da Incorporação de Ações, a Shertis será convertida em subsidiária integral da Gafisa, que terá seu patrimônio líquido aumentado e emitirá novas ações ordinárias a serem atribuídas à acionista da Shertis.

2.2. Em princípio, a administração da Gafisa acredita que a Shertis poderá ser mantida como sua subsidiária integral, podendo, inclusive, servir como veículo para a implementação da Terceira Etapa do Acordo de Investimento, o qual deverá ocorrer após o quinto aniversário da data de celebração deste último, oportunidade em que a ...

Clique aqui para ver o anexo