Press Release 4T08 e 2008

Gafisa Divulga Resultados do Quarto Trimestre e do ano de 2008
--- Receita aumenta 45%, atingindo R$1,7 bilhões em 2008 ---
--- Lucro líquido cresce 20%, para R$109,9 milhões no ano ---
---Lançamentos no ano atingem R$4,2 bilhões;Vendas contratadas crescem para R$2,6 bilhões---
SOB NOVAS REGRAS CONTÁBEIS – LEI 11638
GAFISA CONSOLIDA TENDA A PARTIR DE 21 DE OUTUBRO
LANÇAMENTOS E VENDAS CONSOLIDAM O ANO TODO DE TENDA

PARA DIVULGAÇÃO IMEDIATA: São Paulo, 9 de Março de 2009 – Gafisa S.A. (Bovespa: GFSA3; NYSE: GFA), uma das maiores incorporadoras residenciais do Brasil, anunciou hoje seus resultados financeiros para o quarto trimestre findo em 31 de dezembro de 2008 (4T08) e para o ano de 2008. As demonstrações financeiras, exceto onde indicado, são apresentadas em Reais (R$) de acordo com as práticas contábeis brasileiras.

Wilson Amaral, CEO da Gafisa, comentou: “Começamos a ver o impacto da recessão econômica global na decisão dos consumidores e em seus gastos durante o terceiro trimestre de 2008 no Brazil. Essa tendência, que resultou em menores velocidades de vendas, continuou no quarto trimestre. Entretanto, tivemos lançamentos de sucesso nesse período, como o empreendimento Alphaville Barra, 90% vendido na semana do lançamento, e o empreendimento da Gafisa Chácara Santana, 60% vendido.

Apesar das condições de mercado desfavoráveis, prosseguimos com nossa estratégia de longo prazo de nos tornarmos líderes no Mercado imobiliário brasileiro, e finalizamos a operação pela qual controlamos 60% da Tenda, fortalecendo significativamente nossa posição no crescente segmento de moradias acessíveis e para baixa renda. Por meio dessa transação criamos uma plataforma única no Brasil, com o maior alcance geográfico e englobando o maior portfólio de marcas, que atende a todas as faixas de renda.”

Resultados de 2009

A receita operacional líquida para o ano de 2008, calculada em função do andamento da obra (método “PoC”) cresceu 45%, atingindo R$1.740 milhões contra R$1.204 milhões apresentados em 2007. As vendas contratadas durante o ano permaneceram fortes, crescendo 58% e atingindo R$2,6 bilhões, versus R$1,6 bilhões do ano anterior.

Durante 2008, a Companhia lançou empreendimentos totalizando R$4,2 bilhões, um aumento de 88% em relação aos R$2,2 bilhões de 2007. Durante o quarto trimestre, a Gafisa assumiu uma postura cautelosa com relação aos seus empreendimentos devido ao cenário econômico desfavorável, adiando lançamentos que não tivessem seguido o critério de performance de vendas pré-estabelecido. Os projetos da Gafisa corresponderam a 46% dos lançamentos do ano, ao passo que os projetos de Tenda corresponderam a 46% e de Alphaville, 7% .

O land bank da Gafisa alcançou R$17,8 bilhões, o equivalente a 115 mil unidades, sendo formado por 247 terrenos distintos. De maneira geral, 72% do land bank da Companhia foi adquirido através de permutas. Em linha com a estratégia da Companhia de atender a todos os segmentos e regiões do mercado Brasileiro, 41% do land bank consolidado encontra-se fora dos estados de Rio de Janeiro e São Paulo. Adicionalmente, possuímos um importante estoque de terrenos nos mercados tradicionais de São Paulo, Rio de Janeiro e de Novos Mercados.

As despesas com vendas, gerais e administrativas (DVGA) foram da ordem de R$312,8 milhões em 2008 versus R$200,7 milhões em 2007. As despesas com vendas representaram R$154,4 milhões do total de 2008, sendo que em 2007 esse valor correspondeu a R$69,8 milhões.

O EBITDA apresentou um crescimento de 61%, atingindo R$220,8 milhões em 2008, com margem EBITDA de 12,7%, sofrendo um impacto de R$29,7 milhões devido ao cancelamento de empreendimentos lançados e à reestruturação de custos promovida no quarto trimestre.

Clique aqui para ver anexo