Integração da Fit Residencial e Tenda Fortalece Liderança no Segmento Econômico

09/02/2008

Integração da Fit Residencial e Tenda Fortalece Liderança no Segmento Econômico

-- Clientes se beneficiam de Maior Linha de Produtos e Cobertura Geográfica com um Land Bank Combinado de R$9,1 Bilhões --

-- Combinação Fortalece Governança Corporativa e Balanço de Tenda --

São Paulo, 2 de setembro de 2008 – Gafisa S.A. (Bovespa: GFSA3; NYSE: GFA), uma das maiores e mais diversificadas incorporadoras do Brasil e a Construtora Tenda, S.A. (Bovespa: TEND3), companhia do setor imobiliário residencial voltada exclusivamente para o segmento de baixa renda, com equipe própria de vendas, informam que as companhias ajustaram a integração societária das atividades de Tenda e Fit Residencial Imobiliários Ltda., sociedade controlada pela Gafisa através da incorporação de Fit por Tenda que resultará em uma entidade com um patrimônio combinado de quase R$1,2 bilhão para criar a principal incorporadora do segmento de baixa renda no Brasil. Depois da transação, a Gafisa terá 60% do capital e ações com direito a voto da Tenda, que continuará a ser negociada como empresa separada no Novo Mercado da Bovespa - Bolsa de Valores de São Paulo. Como resultado da transação, a Tenda terá: fortalecido sua plataforma para futura expansão, maior alcance geográfico e variedade de produtos, um dos maiores land banks dedicados ao segmento de baixa renda e uma administração fortalecida com forte governança corporativa.

Ao completar a transação, a empresa combinada cobrirá as faixas de renda entre 4 e 20 salários mínimos, estará presente em 9 estados e 77 cidades especialmente em áreas metropolitanas do Sul e Sudeste e Distrito Federal adicionando uma presença no Norte, Nordeste e Centro-Oeste onde a Fit tem 18 empreendimentos em desenvolvimento em 13 cidades. Os clientes se beneficiarão de uma linha de produtos que incluirá empreendimentos verticais e horizontais e maiores sinergias e economias de escala. O land bank da Tenda de R$7,6 bilhões ao fim do segundo semestre de 2008, aumentará para R$9,1 milhões incluindo o land bank da Fit de 30 de junho de 2008.

“As oportunidade para crescimento da Fit ultrapassaram nossas expectativas desde sua criação, e a Tenda foi uma oportunidade única de aproveitar estas oportunidades de forma mais rápida e eficiente, permitindo que atingíssemos uma posição de liderança neste segmento. Acreditamos que a combinação de nossas duas empresas dedicadas a suprir moradias para o segmento de baixa renda no Brasil, ambas conhecidas pela execução de produtos de alta qualidade com reconhecimento de marca, gerará importante valor adicionado para os acionistas da Gafisa e da Tenda”, disse Wilson Amaral, CEO da Gafisa. “Por cinco décadas, a Gafisa constrói moradias para os brasileiros e agora está combinando seus esforços para servir ao segmento de baixa renda através da união com um reconhecido líder que tem 15 anos de experiência na incorporação para a baixa renda. Nós criamos uma plataforma sem igual para crescimento acelerado que beneficiará um vasto segmento da população brasileira.”

“Estamos satisfeitos de nos associar a acionistas fortes e administradores que trazem uma extensa rede de parceiros nacionais, além de um forte retrospecto de implementar melhores práticas”, disse Henrique Alves Pinto, o presidente do Conselho e CEO da Tenda. “Com um balanço fortalecido e mais facilidade de acesso a crédito, continuaremos a desenvolver nosso land bank de qualidade, acelerar nossos lançamentos e executar nosso forte histórico de vendas em um mercado ainda pouco servido. Acreditamos que Fit e Gafisa são os parceiros perfeitos para satisfazer as necessidades dos clientes e fortalecer ainda mais a empresa que nós construímos”.

No fechamento da transação a Fit deverá ter um capital de pelo menos R$420 milhões e uma posição de caixa líquida de pelo menos R$300 milhões.

Após a transação, a Tenda estará bem posicionada em vários mercados de alto crescimento, com um balanço dos mais fortes entre as empresas do segmento de baixa renda. A empresa terá um caixa líquido de R$398 milhões (pro-forma base 30/06/08), pré-vendas de R$903 milhões e lançamentos de R$1,44 bilhão na primeira metade de 2008. A Tenda poderá utilizar seu poderoso e único modelo de vendas que inclui mais de 560 vendedores dedicados em 38 lojas próprias para acelerar o crescimento, mantendo-se focada no mais alto nível de serviço para o cliente.

Após o fechamento, o Conselho de Administração da Tenda terá 5 membros indicados pela Gafisa, dois membros indicados pela HPJO, atual controladora da Tenda e 2 membros independentes. O fechamento da transação está sujeito a auditoria legal e contábil, aprovação dos acionistas da Tenda e aprovações legais. Os Conselhos de Administração de ambas as empresas aprovaram a combinação por unanimidade. A HPJO está sujeita a restrições à venda de suas ações de Tenda (lock-up), declinantes ao longo de 18 meses. O Rothschild atuou como assessor financeiro exclusivo da Gafisa e Fit Residencial, e o Banco Modal representou a Construtora Tenda.

As administrações da Gafisa e da Tenda farão teleconferências em português e inglês na Terça, 2 de Setembro. As apresentações e webcasts das teleconferências estarão disponíveis antes da teleconferência no website www.gafisa.com.br/ir.

Português
12h00 (horário de Brasília) 11h00 (horário de Nova York)
Código: Gafisa
Inglês