Gafisa e Banco Santander Banespa Oferecem Crédito Imobiliário Facilitado no Rio de Janeiro

07/03/2006

São Paulo, Brasil, 3 de Julho de 2006 – Gafisa S.A. [Bovespa: GFSA3], uma das maiores incorporadoras e construtoras residenciais do País, anuncia o lançamento de empreendimento residencial, “Blue – Condominio das Americas”, com modalidade de crédito imobiliário inovadora. A Gafisa e o Banco Santander Banespa, ligado ao Grupo Santander, a maior instituição financeira da América Latina, dão um passo à frente do mercado ao oferecer crédito imobiliário para seus clientes na planta e sem comprovação de crédito. O “Blue – Condominio das Americas”, com Volume Geral de Vendas de aproximadamente R$116 milhões e 393 unidades, é localizado no Rio de Janeiro.

A iniciativa da Gafisa e do Banco Santander Banespa tem por objetivo facilitar o processo de obtenção de crédito imobiliário, através da redução da burocracia. O produto lançado proporciona aos clientes, que estejam em dia com suas prestações durante a obra, a concessão do crédito automaticamente sem necessidade de apresentação de documentos. O novo produto, “Escritura Fácil Gafisa” (Ver tabela abaixo para mais detalhes) também apresenta prazos mais longos de financiamento para clientes residentes no Brasil. “Esse produto certamente será um atrativo a mais para nossos potenciais clientes, em particular, trabalhadores autônomos.”, afirma Luiz Henrique Rimmes, Diretor de Negócios do Rio de Janeiro da Gafisa.

Para a Gafisa, o uso do financiamento na planta sem comprovação de renda: (1) facilitará o processo de obtenção de crédito para potencias clientes podendo a aumentar velocidade de vendas, especialmente para empreendimentos voltados para o nosso segmento core business, médio e médio-alto1; (2) poderá reduzir a nossa necessidade de capital de giro, devido à transferência do negócio de financiamento ao consumidor para os bancos, que por sua vez, trazem conhecimento especializado, particularmente no que se refere ao risco de crédito; (3) a cobrança passará a ser feita pelo o banco, reduzindo nossos custos operacionais; (4) otimizará o uso de capital de giro da companhia, ao transferir a atividade de financiamento aos clientes para os bancos, fazendo com que a Gafisa mantenha seu foco em atividades de maior retorno, a incorporação e construção. Os bancos, mais especificamente os internacionais como Santander Banepsa e HSBC, estão sendo os mais agressivos na proposta de canalizar recursos para o crédito imobiliário, em particular para as classes média e médio-alta, apesar da exigibilidade do Banco Central. “Esse são os bancos que participaram no desenvolvimento do mercado imobiliário em diversos países, como Espanha, Chile e México. O Santander, por  exemplo, foi o primeiro banco a oferecer crédito imobiliário com taxas fixas no Brasil e pretende investir no
setor, em 2006, um volume maior do qualquer outro banco comercial.”, afirma Duilio Calciolari, Diretor Financeiro da Gafisa

Tabela 1. “Escritura Fácil Gafisa”
Principais Características: Banco Santander Banco HSBC