Gafisa Lança Empreendimento com Financiamento Bancário na Planta

06/02/2006

Gafisa lança empreendimento residencial em Santo André com financiamento bancário na planta

São Paulo, Brasil, 02 de junho de 2006 – Gafisa S.A. [Bovespa: GFSA3], uma das maiores incorporadoras e construtoras residenciais do País, anuncia o lançamento de um empreendimento residencial com modalidade de crédito imobiliário inovadora. No “Espaço Jardins”, empreendimento localizado em Santo André, região metropolitana de São Paulo, o cliente terá o crédito imobiliário, para a compra de imóvel na planta ou em construção, automaticamente concedido e efetuará por meio do banco os pagamentos devidos à construtora desde o lançamento até a entrega do imóvel.O produto lançado em parceria com o HSBC Bank Brasil, do Grupo HSBC, um dos mais sólidos grupos financeiros do mundo, visa facilitar o crédito imobiliário aos clientes e reduzir os procedimentos burocráticos para clientes que efetuarem os pagamentos pelo banco de forma pontual. O novo produto, “Escritura na Mão Gafisa” (Ver tabela abaixo para mais detalhes), irá promover condições inéditas de financiamento de crédito ao cliente residente no Brasil, com fluxo de financiamento mais longo. “Nosso cliente poderá financiar a compra de unidades do empreendimento residencial Espaço Jardins a prazos competitivos, e se beneficiar de condições especiais, tais como, escritura na planta e aprovação de crédito pelo banco em apenas 48 horas, sem burocracia. A demanda por essa alternativa de financiamento tem sido forte: já vendemos mais de 50% do empreendimento na fase de pré-lançamento.”, afirma Odair Senra, Diretor de Negócios de São Paulo da Gafisa.

Para a Gafisa, o uso do financiamento na planta: (1) poderá ajudar a aumentar velocidade de vendas, especialmente para empreendimentos voltados para o nosso segmento core business, médio e médio-alto1; (2) poderá reduzir a nossa necessidade de capital de giro, devido à transferência do negócio de financiamento ao consumidor para os bancos, que por sua vez, trazem conhecimento especializado, particularmente no que se refere ao risco de crédito; (3) a cobrança passará a ser feita pelo o banco, reduzindo nossos custos operacionais; (4) e nos permitirá manter o foco nas operações onde temos expertise “construção e incorporação.

Por outro lado, os bancos estão firmes na proposta de canalizar recursos para o crédito imobiliário. No Brasil, o crédito imobiliário representa algo como 5% - 10% do total das carteiras de crédito dos bancos. Em umcontexto global, os bancos varejistas direcionam aproximadamente 30-50% de suas carteiras de crédito para seus clientes individuais. A estratégia mais agressiva visa aumentar o cross selling de produtos para clientesde relacionamento de longo prazo.

Historicamente, clientes com esse perfil tendem a consumir 2.5x maisprodutos financeiros. Tais números motivaram o banco a investir no desenvolvimento deste novo produto paraos clientes, a fim de conseguir uma alta aderência na base do banco.

Duílio Calciolari, diretor financeiro e de relações com investidores da Gafisa, conclui “Este novo produto visa otimizar o uso de capital de giro da companhia, ao transferir a atividade de financiamento aos clientes para os bancos, fazendo com que a Gafisa mantenha seu foco em atividades de maior retorno para seus acionistas, a incorporação e construção.”

Tabela 1. Escritura na Mão Gafisa

Seguros obrigatórios:
Na planta
Em 48 hs
– MIP (Morte ou invalidez permanente)

Nota: ¹Médio (Classe Média) – Edifícios residenciais voltados para o público de classe média, com preço médio/m² variando entre R$2.000 e R$2.800. Médio-Alto – Edifícios residenciais voltados para o público de renda médio-alta, com preço/m2 variando entre R$2.800 e R$3.600.. ² INCC: Índice Nacional de Custo da Construção. Elaborado pela Fundação Getúlio Vargas, afere a evolução dos custos de construções habitacionais. ³ TR - Taxa Referencial de juros. Taxa divulgada mensalmente pelo Banco Central calculada com base na remuneração mensal média dos depósitos ou aplicações em instituições financeiras, e que é utilizada como indexador de débitos fiscais, contratos privados, entre outros.

Para informações adicionais:
Gustavo Feitosa Felizzola