Fato Relevante: Realização da 2ª Emissão de Debêntures

CNPJ/MF 01.545.826/0001-07

Companhia Aberta

FATO RELEVANTE

Em conformidade com o parágrafo 4º do artigo 157 da Lei 6.404, de 15/12/1976 e com a Instrução CVM nº 358, de 03/01/2002, a Gafisa S.A., companhia aberta com sede na Cidade de São Paulo, Estado de São Paulo, na Avenida Nações Unidas, nº 4.777, 9º andar, inscrita no C.N.P.J./M.F. sob nº 01.545.826/0001-07 (“Companhia”), comunica a seus investidores e ao público em geral que, em Assembléia Geral Extraordinária realizada em 1º de março de 2005, na sede da Companhia, foram aprovadas:

(i) a criação e estruturação do primeiro programa de distribuição de debêntures da Companhia (“Programa de Distribuição”), nos termos da Instrução da Comissão de Valores Mobiliários (a “CVM”) nº 400, de 29/12/2003, no valor de até R$ 200.000.000,00 e prazo de duração de 2 (dois) anos contados da data do respectivo arquivamento perante a CVM. Poderão ser ofertadas, no âmbito do Programa de Distribuição, debêntures simples, da espécie quirografária e/ou com garantia real e/ou subordinada, não conversíveis em ações de emissão da Companhia; e

(ii) a realização da 2ª emissão de debêntures da Companhia, para distribuição pública, de 6.400 debêntures simples, em série única, todas escriturais, não conversíveis em ações de emissão da Companhia, da espécie quirografária, com valor nominal unitário de R$ 10.000,00 na data de emissão, qual seja, 1º/03/2005 (as “Debêntures”), com prazo de vigência de 4 anos, contados da data de emissão, perfazendo o montante total de R$ 64.000.000,00 (“2ª Emissão” ou a “Oferta”), sendo a primeira emissão realizada no âmbito do Programa de Distribuição. As Debêntures farão jus a juros remuneratórios, a partir da data de emissão, incidentes sobre o seu valor nominal unitário não amortizado, correspondentes à taxa média diária dos Depósitos Interfinanceiros de um dia - DI, “over extra grupo”, expressa na forma percentual ao ano, base 252 dias úteis, calculada e divulgada pela Câmara de Liquidação e Custódia - CETIP, acrescida de spread de 2,85% ao ano, base 252 dias úteis. O pagamento da remuneração das Debêntures será realizado semestralmente no período entre a data de emissão e 1º/03/2007, inclusive, e mensalmente a partir de 1º/04/2007, inclusive, até a data de vencimento das Debêntures. O primeiro pagamento da remuneração das Debêntures será realizado em 1º/09/2005 e o último na data de vencimento das Debêntures. O valor nominal unitário das Debêntures será amortizado em 24 parcelas mensais, sendo o primeiro pagamento de amortização devido em 1º de abril de 2007 e o último na data de vencimento. Em cada pagamento de amortização será efetuado o pagamento de 1/24 do valor nominal unitário das Debêntures em circulação. Adicionalmente, a Companhia terá a faculdade de realizar amortizações extraordinárias e antecipadas das Debêntures, nos termos do “Instrumento Particular de Escritura da 2ª Emissão de Debêntures Simples da Gafisa S.A.”, datado de 04/03/2005. As Debêntures serão garantidas por cessão fiduciária de direitos de crédito imobiliários detidos pela Companhia e/ou por sociedades de propósito específico controladas pela Companhia, decorrentes de operações de compra e venda de unidades autônomas de imóveis, observados os critérios estabelecidos em contrato específico. A 2ª Emissão somente será concluída mediante distribuição total das Debêntures. Os recursos obtidos pela Companhia por meio da 2ª Emissão serão destinados (i) ao financiamento das atividades de incorporação e construção de imóveis da Companhia, desenvolvimento e ampliação de seu mercado de atuação e (ii) ao pagamento de dívidas de curto prazo da Companhia.

O Programa de Distribuição e a 2ª Emissão encontram-se sob análise da CVM.

São Paulo, 10 de março de 2005

Alceu Duílio Calciolari